Domesticando um periquito
Os periquitos são criaturas lindas e animais de estimação incríveis. Eles adicionam beleza e charme à sua casa. Só de ver esses lindos pássaros já é uma experiência refrescante.
Se você domesticar um periquito, a alegria que eles trazem à sua vida tem um efeito duplo.
Periquitos de qualquer idade podem ser domesticados e treinados. No entanto, se você tem periquitos criados à mão, eles são muito mais fáceis de domar do que os adultos.
Foto de Los Muertos Crew no Pexels |
Decida quantos pássaros você quer domar e comece com um único pássaro de cada vez. Domesticar um periquito requer toda a sua atenção. Um par de casal de periquitos vai se socializar e o processo se torna mais difícil para você.
Um único pássaro considerará um ser humano como seu companheiro e aprenderá o processo com muita rapidez e facilidade e o treinamento se tornará uma experiência divertida para seu pássaro.
Domesticar um periquito requer muita paciência, tempo e prática para seu pássaro. Um periquito domesticado vale bem a pena o tempo que você gasta domesticando.
A melhor época para começar o treinamento é o mais cedo possível. O treinamento deve ser dividido em três a cinco sessões de no máximo dez a quinze minutos cada.
As sessões de treinamento devem ser realizadas quase diariamente.
Leve o seu periquito para uma sala separada, onde haja o mínimo de distrações de fontes externas. Feche todas as janelas e portas abertas para que seu pássaro não possa voar.
Agora tire o periquito de sua gaiola e fale com ele em voz baixa. Palavras como "Bom periquitinho" etc., etc., têm um efeito calmante em seu pássaro e ajudam a acalmá-lo e prepará-lo para o treinamento. Não grite ou assuste ele.
Estabeleça uma relação de confiança com seu pássaro. Pássaros temerosos são difíceis de domar.
Assim que seu pássaro estiver confortável em sua presença, coloque sua mão dentro de sua gaiola com um alimento em sua mão.
Não faça movimentos bruscos que possam assustar seu pássaro. Faça isso várias vezes até que seu pássaro se familiarize com sua mão e comece a comer comida de sua mão.
O próximo passo é ensiná-lo a pisar no seu dedo. Para isso, aproxime o dedo do periquito e toque-o suavemente em seu peito.
O pássaro ficará desequilibrado e, para se equilibrar, ele se levantará e sentará em seu dedo.
Agora, tire-o da gaiola e diga algumas palavras de incentivo e ofereça-lhe um agrado por cumprir o comportamento exigido. Repita o processo várias vezes.
Quando o seu pássaro aprender a sentar-se no seu dedo, leve-o para a gaiola e ensine-o a descer no poleiro. Com a repetição, seu pássaro irá facilmente subir e descer quantas vezes você quiser.
É preciso paciência para ensinar essas etapas. Alguns pássaros aprendem muito rapidamente, enquanto outros aprendem um pouco mais tarde, dependendo da idade de seu pássaro.
Pratique isso repetidamente até que se torne sua segunda natureza.
Agora ensine-o a voar para sua mão à distância. Pegue o alimento em sua mão e pronuncie a palavra familiar ou apito. Quando seu periquito voar para sua mão, dê a ele uma recompensa e diga as palavras de encorajamento.
Pratique esta etapa quantas vezes até que seu pássaro aprenda esta etapa completamente e voe para sua mão instantaneamente. Com prática e paciência, você finalmente terá uma mão preciosa domadora de pássaros.
0 Comentários