Fila brasileiro, guia de raça.
O Fila Brasileiro, também conhecido como Mastim Brasileiro, ganhou imensa popularidade como cão de guarda e caça. É conhecido por sua estrutura maciça e temperamento forte e agressivo.
Descendente de Bloodhound , Bulldog, Rrafeiros e do Mastiff Inglês do século XV , esta raça Molosser é caracterizada por um corpo retangular, focinho longo e pesado, pescoço grosso, pele solta, orelhas grandes e afiladas e pelagem curta e lisa.
História
Esta raça foi desenvolvida para vigiar as fazendas de plantação e perseguir animais enquanto eles fugiam. Sua boa capacidade de rastreamento permitiu que segurassem suas presas até que seus mestres chegassem.
Paulistas, os residentes de São Paulo, Brasil, recebem o crédito por organizar um programa de melhoramento para esta raça. O primeiro padrão oficial para o Fila Brasileiro foi publicado em 1946.
O Dr. Paulo Santos Cruz iniciou a criação do Fila, sendo também responsável pela fixação do padrão do CAFIB. O Kennel Clube da Confederação Brasileira segue a política da Federação Cynologique Internationale, aceitando cães com pedigree da FCI.
O United Kennel Club e o American Kennel Club não reconheceram esta raça. Seu grande tamanho e natureza agressiva obrigaram certos países como Israel, Dinamarca, Malta, Austrália e Chipre a bani-los.
O Dangerous Dogs Act de 1991, aprovado pelo Parlamento Britânico, classifica o Fila Brasileiro como uma raça ameaçadora que pode causar ferimentos ou lesões fatais às pessoas.
Este ato ainda afirma que para obter a propriedade do Fila várias formalidades legais devem ser cumpridas.
Temperamento
Foto de Meruyert Gonullu no Pexels |
Atrevido e corajoso, o Fila demonstra total lealdade e fidelidade para com seus donos, fazendo de tudo para protegê-los de todos os perigos.
Eles também são muito amigáveis, amorosos e brincalhões com os filhos da família, tornando-se seus melhores companheiros de brincadeiras, assim como mastins de espera.
No entanto, seu comportamento dócil, gentil e obediente é reservado apenas para seus entes próximos e queridos.
Na verdade, eles são conhecidos por serem muito intolerantes e agressivos com os estranhos, chegando ao ponto de atacá-los sem qualquer aviso prévio.
Essa disposição desagradável deles para com pessoas desconhecidas é chamada de Ojeriza em português.
Os filhotes de Fila têm grande afinidade para mastigar qualquer coisa que esteja à mão, o que aumenta quando estão entediados.
Assim, é fundamental engajá-los em determinadas atividades e manter todos os seus pertences a uma distância segura deles.
Cuidado
Levar o Fila adulto para uma longa caminhada ou corrida rápida uma vez ao dia ajuda a manter uma boa saúde física e mental. Uma grande área cercada será uma boa opção para eles.
Devido ao seu traço de aversão a estranhos, bem como seu instinto de rastreamento e caça, é essencial usar uma coleira enquanto os leva para sair em público.
Não exercite excessivamente seus Filas, especialmente os filhotes, pois isso pode dificultar o seu crescimento.
Treinamento
Esta raça agressiva e obstinada precisa de intenso treinamento de socialização, que é muito diferente dos treinamentos regulares de cães.
O treinamento adequado desde seus dias de filhote pode ajudá-los a serem gentis e tolerantes ao confrontar estranhos e outros animais. Para evitar qualquer ataque desagradável, evite deixá-los sozinhos com qualquer pessoa ou animal desconhecido.
Devido à sua natureza dominante e obstinada, não são adequados para proprietários de primeira viagem.
Em vez disso, eles precisam de um treinador firme e assertivo que possa lidar com eles com paciência e tato, impedindo-os de colocar o chapéu de líder.
Alimentando
Os filhotes Fila Brasileiro precisam de quatro tigelas de comida por dia quando têm de oito a doze semanas de idade, enquanto os de três a seis meses recebem três refeições diárias.
Quando têm um ano de idade, podem receber duas refeições por dia. Uma vez que são propensos a inchaço, é recomendável não superalimentá-los. Ração seca de alta qualidade para cães misturada com água ou sopa é uma boa opção para um Fila adulto.
Eles também podem receber queijo cottage, vegetais, frutas e ovos cozidos em quantidades limitadas. Água limpa também deve ser fornecida regularmente.
Fila-brasileiro é foi desenvolvido no Brasil é um cachorro enorme, e já e o a segunda raça brasileira a ser reconheça mundo a fora. O fila-brasileiro é comumente utilizado como cão de guarda. A origem deste animal está vem lá da colonizaçao deste pais, quando os europeus trouxeram para cá os seus cães.
0 Comentários