Cavalo e Homem
A relação entre o homem e o cavalo é duradoura. Mas lidar com os animais é sempre mais fácil e agradável quando você tem empatia e compreensão.
Para ser capaz de se relacionar com cavalos, você precisa entender sua psicologia, a fim de antecipar as reações dos cavalos, você precisa entender como eles pensam e por que se comportam de determinadas maneiras.
Uma boa compreensão também aumenta a confiança de ambos os lados - humano e equino.
Quando confrontado com uma situação ameaçadora, a natureza do cavalo é de vôo e, portanto, sua perspectiva de vida é de vulnerabilidade ao invés de ataque.
Como humanos, como reagimos e sentimos em certas situações depende de nossa educação e experiência. Acontece o mesmo com os cavalos, e é por isso que o manuseio e o treinamento precoces cuidadosos são tão importantes.
Nunca podemos esperar que um cavalo vá contra seus instintos naturais, ou seja, nunca fique assustado ou desconfiado - mas com um bom treinamento podemos controlar esses instintos e mostrar ao cavalo, de forma positiva, que uma determinada situação ou objeto não precisa ser temido.
Os cavalos são animais de rebanho gregários, que dão boas-vindas à companhia de outros cavalos, assim como de outros companheiros de criaturas e humanos. Mesmo os cavalos estábulos domesticados estabelecem sua própria "hierarquia".
Ou o garanhão no final da fileira chama mais alto quando chega a hora da alimentação ou, como muitos pilotos de topo relatam, sua estrela aposentada chuta a porta do estábulo, exigindo atenção primeiro quando o que considera como 'isso' o cavaleiro entra no estábulo pela manhã.
É amplamente conhecido que o cavalo responde melhor aos elogios e encorajamento de seu treinador ou cavaleiro para superar seus instintos naturais de vôo e não ser dominado.
'Arrombamento', o termo anteriormente associado ao primeiro condicionamento de um cavalo jovem para carregar um cavaleiro, agora foi comumente substituído por termos como 'partida', que inferem muito menos a ideia de dominação.
Desde a criança deficiente desfrutando destemidamente da companhia de pôneis como parte da terapia até as combinações competitivas internacionais de maior sucesso, um vínculo comum - o de confiança e empatia entre cavaleiro e cavalo - está sendo desenvolvido.
O cavalo vê seus contatos humanos como parte de seu "rebanho" na hierarquia do rebanho, o cavaleiro humano e as capacidades intelectuais do treinador lhe dão a vantagem.
É por isso que a relação homem e cavalo funcionou tão bem por vários milhares de anos, e os humanos podem controlar um animal, muitas vezes com suas próprias forças e poder.
Os pilotos nas primeiras aulas costumam ouvir 'Não fique nervoso'.
Embora nesta fase o cavaleiro deva estar aprendendo com um cavalo experiente e, portanto, deva ser capaz de relaxar, o fato de que os cavalos precisam de tranquilidade e segurança é algo a se ter em mente e cultivar desde o início de uma carreira de equitação.
0 Comentários